O que é um WMS?
Um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) é uma parte fundamental da cadeia de fornecimento e tem como principal objetivo controlar a movimentação e armazenagem de materiais dentro de um armazém e processar as transações associadas, incluindo o transporte, recepção, entrada no estoque e picking. Os sistemas também direcionar e otimizar o estoque putaway com base em informações em tempo real sobre o status de utilização. O WMS monitora o progresso dos produtos através do armazém. Ele envolve a infraestrutura física do armazém, sistemas de rastreamento e comunicação entre as estações de produtos.
No modelo de multi-escalão para distribuição, pode haver vários níveis de armazéns. Isto inclui um armazém central, a armazéns regionais (atendido pelo armazém central) e armazéns potencialmente varejo (atendido pelos armazéns regionais).
Sistemas de gestão de armazém, muitas vezes utilizam identificação automática e captura de dados de tecnologia, tais como coletor de código de barras , leitor de código de barras, redes locais sem fio e potencialmente identificação por radiofrequência (RFID) para monitorar de forma eficiente o fluxo de produtos.
Depois que os dados foram coletados, não há nem uma sincronização em lote com, ou uma transmissão sem fio em tempo real para um banco de dados central. A base de dados pode, então, fornecer relatórios úteis sobre o status das mercadorias no armazém.